‘Incorporadores João Fortes Engenharia S/A ao iniciar a construção dos edifícios, que compõem o bairro Alfabarra, pela construção do Clube, cuja inauguração se deu em janeiro de 1985.

 

PROFESSOR ADOLPHO POLILLO

Histórico

Sem dúvida, uma lição de marketing bem sucedido foi dada pelos incorporadores João Fortes Engenharia S/A ao iniciar a construção dos edifícios, que compõem o bairro Alfabarra, pela construção do Clube, cuja inauguração se deu em janeiro de 1985.

Uma vez concluído o Clube, seu belo conjunto arquitetônico enchia os olhos dos potenciais compradores e de tantos quantos ali entravam.

Com efeito, era em seu todo, algo muito mais que um stand de vendas, uma autêntica sala de visitas, onde com a tarefa facilitada, os corretores fechavam negócios de vendas das unidades que, construídas uma a uma, eram sempre concluídas dentro dos prazos pré-estabelecidos. Deste modo, ia crescendo este belíssimo bairro.

Nos primórdios, era o Clube também o único ponto de apoio logístico para os primeiros moradores do local até então deserto. Seu restaurante era o único existente na região e para lá convergiam não só os novos moradores, como também, os novos compradores que aos finais de semana buscavam acompanhar a evolução das obras de suas respectivas unidades.

O incorporador João Fortes Engenharia S/A inicialmente era o único proprietário de todas as cotas fracionárias do Clube. À medida que as edificações eram alienadas, com promessa de compra e venda, sua participação ia sendo reduzida até atingir o limite zero.

Destarte, o incorporador, com cautela, promulgou um Estatuto, isto é, um Estatuto outorgado cujo principal e primordial objetivo, era preservar seus próprios direitos estabelecendo que a gestão do Clube cabia exclusivamente ao incorporador até a venda da última unidade.

A seguir, passou a funcionar um Conselho Deliberativo, constituído dos representantes das edificações eleitos por cada unidade, obviamente com o incorporador, detendo em suas mãos a maioria das cotas. Motivo pelo qual tomava sempre as decisões. Posteriormente, declinou dessa condição e, assim, o Conselho passou a escolher o Presidente e toda a Diretoria do Clube. Quanto aos Conselheiros eram eleitos no seio de suas próprias edificações. Ao Conselho cabia, em eleição indireta, eleger o Presidente e a Diretoria do Clube.

A inadequação do Estatuto outorgado levava, porém, a discussões acaloradas, não raro, com muita turbulência. Finalmente, foi instalada uma Comissão encarregada de elaborar um anteprojeto de Estatuto. Ao longo do resultado do trabalho ingente de 53 semanas consecutivas, a Comissão apresentou sua proposta. O anteprojeto discutido em plenário, foi finalmente aprovado em sessão permanente do Conselho iniciada em 13/03/2008. Terminada a sessão, o Sr. Presidente passou a palavra ao Relator. Este sublinhou que o Clube, a partir daquele momento, entrara na legalidade e que o Conselho acabara de implantar um marco na história do Clube, salientando que o trabalho se não era perfeito, era passível de aperfeiçoamento, e que a experiência e o uso iriam demonstrar quaisquer aprimoramentos. Saudou com alegria as decisões tomadas; e a partir daí as Eleições passaram a ser diretas, vale dizer, reitera-se, o Presidente e o Conselho Fiscal são eleitos diretamente pela totalidade dos condôminos e o Conselho Deliberativo, na mesma ocasião em Eleição Distrital.

Posteriormente uma nova Comissão, com o mesmo Relator, elaborou o atual Estatuto aprovado em 18 de agosto de 2011. O que se observa é que as reuniões do Conselho passaram a ser, depois do ano de 2008, tranquilas e sem prejuízo das discussões. Cada Conselheiro pode apresentar seus pontos de vista, e assim contribuir para soluções de questões levantadas.

Neste ano de 2022, o Clube completou 37 anos de existência; tem uma atividade social invejável, a prática desportiva é intensa e também uma atividade cultural digna de menção. Sua biblioteca bem organizada, com um acervo devidamente cadastrado, é um exemplo disso. Novas dependências foram construídas como um ginásio que favorece a realização de frequentes competições esportivas.

Há que se esperar, de novos moradores e daqueles que ainda não puderam avaliar devidamente o Clube, que venham a usufruir daquilo que ele pode proporcionar. E consequentemente, participar de futuros pleitos eleitorais.

Este site tem o firme propósito de promover a divulgação desse nosso belíssimo Clube, um privilégio único, para nossos condôminos, sem, verdadeiramente outro igual!

Esclarecimento da Diretoria:

O texto acima é de autoria do Professor Adolpho Polillo

Associado do Alfabarra Clube desde 1989.

Conselheiro do Alfabarra Clube a partir 1997.

Relator do Estatuto em 2008 e 2011.

Presidente do Conselho Deliberativo de 14/01/2014 à 1º/01/2018.

Endereço

R. Maestro José Siqueira, 81 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22793-072

Funcionamento:


Clube – 06:00 às 23:00 

Secretaria – 08:00 às 20:00 

Administração:

07:00 às 18:00 (segunda à quinta-feira)
07:00 às 17:00 (sexta-feira)

Contatos:

Secretaria: 2433-1212 (R: 200)

Email: secretaria@alfabarraclube.com

ALFABARRA CLUBE Copyright © 2022 Desenvolvido por NEXUS – Todos os direitos reservados.

ALFABARRA CLUBE Copyright © 2022 Desenvolvido por NEXUS – Todos os direitos reservados.